Poemas

Sugestões de Poemas – Serenatas

Todos os poemas são adaptados de acordo com quem oferece e com quem recebe a homenagem (modificando os gêneros para singular, plural, masculino e feminino). Você pode alterar qualquer parte do poema ou escrever outro texto mais pessoal.

 

1. Amizades e Amores da vida (para amigos, namorados e familiares)

A vida é feita de pequenos e singelos momentos. Trechos de uma história recheada de aventuras, frustrações, desencontros e emoções. E, em meio a tantas confusões, é que se encontram alguns poucos e preciosos instantes que transformam qualquer história. Instantes de paz, amor, pureza, sinceridade e amizade. Por isso amigo (amor), é que precisamos lhe dizer, neste dia tão especial, que você faz parte da nossa história de vida; você participa dela como alguém indispensável, sempre ajudando, protegendo, trazendo flores e suaves perfumes à nossa existência. Muito obrigado, amigo (amor), por participar das nossas tristezas e problemas, preocupando-se sempre em resolvê-los; por dividir conosco suas alegrias e trocar experiências a cada encontro. Obrigado por ser nosso amigo e companheiro. Esperamos poder enriquecer e iluminar a sua vida assim como você, generosamente, faz com as nossas, tornando-as histórias de felicidade sempre.

 

2. Brilho do Sol (para amigos, namorados e familiares)

Às vezes, em momentos até pouco comuns, acordamos com o brilho do sol e, repentinamente, nos damos conta de que algumas pessoas são muito especiais para nós. Percebemos a importância de cada nascer do sol ao seu lado. Cada gesto, cada palavra, todo olhar e sentimento. E, sempre nessas horas, nos parece necessário estar perto da pessoa querida. Poder abraçá-la sinceramente e dizer infinitamente o quanto ela nos é indispensável e o tanto que a amamos. Por isso, em dias assim, é bom lembrar de pessoas especiais como você e poder homenageá-la de qualquer maneira. Talvez levar uma carta registrando nosso amor… Talvez oferecer nosso tesouro mais precioso… Ou até quem sabe roubar um raio de sol para iluminar seu caminho a cada amanhecer!!!

 

3. Amor, amizade e emoção (para amigos, namorados e familiares)

Nós a amamos não apenas pelo que você é, mas pelo que nós somos quando estamos com você. Nós a amamos não apenas pelo que você fez de si mesma, mas pelo que está fazendo de nós. Nós a amamos porque você fez mais do que qualquer crença poderia ter feito para nos tornar bons, e mais do que qualquer destino poderia ter feito conosco para nos tornar felizes. Você fez isso sem um toque, sem uma palavra, sem um sinal. Você fez isso apenas sendo você mesma. Talvez seja isso que signifique uma pessoa amiga, afinal. E talvez seja por isso que você seja a pessoa mais amada do mundo!

 

4. Lembrança (para qualquer tipo de homenagem)

Hoje estamos aqui apenas para lembrar que você é uma das pessoas mais importantes que existem para nós. Gostamos de tudo que você tem e admiramos tudo o que você é. Aprendemos com você, nos emocionamos, nos surpreendemos e somos felizes. Esperamos que você também seja feliz conosco e lembramos sempre que nada é mais especial para nós do que nosso amor, nossa amizade, nosso respeito e nossa felicidade!

 

5. Amor ou Amigo (para amigos e namorados)

Se alguém comum aparece e entra em nossa vida, aceitamos, convivemos e nada mais.
Mas se alguém especial de repente aparece e se torna um amigo (amor), agradecemos, sorrimos e nunca mais esquecemos. Por isso, é sempre bom lembrar de amigos (pessoas especiais) do coração, que estão eternamente presentes na nossa vida, sempre ajudando, dando força e transformando cada instante real num sonho inesquecível. Agradeço a você por todas as suas demonstrações de amizade (amor) e desejo que tudo que o mundo possui de bom venha em sua direção e se realize em você. Muito sucesso para sonhar mais e mais a cada dia… Muita sorte para brilhar em todos os momentos… E muita saúde para viver intensamente com todos que o cercam. Nunca se esqueça de que você faz muitas pessoas felizes sempre!

 

6. O vento (romântico – para reconciliações)

Neste momento, penso em você. E então quisera me transformar em vento. E se assim fosse, chegaria como brisa fresca e tocaria leve sua janela. E se você me escuta e me permite entrar, em você vou me enroscar quase sem o tocar. Vou roçar nos seus cabelos, soprar mansinho no ouvido, beijar sua boca macia e o embalar no meu carinho. Mas eu não sou vento… Agora sou só pensamento e estou pensando em você. E se abrir sua janela, eu estou chegando aí. Agora… neste momento. Em pensamento… e no vento.

 

7. As sem razões do amor (romântico)

“Eu te amo porque te amo. Não precisas ser amante e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga. Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários. Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim. Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama. Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte, e da morte vencedor. Por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.”

(Carlos Drummond de Andrade)

 

8. Soneto da Fidelidade (romântico)

“De tudo, ao meu amor serei atento antes. E com tal zelo, e sempre, e tanto, que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento, e em seu louvor hei de espalhar meu canto. E rir meu riso, e derramar meu pranto, ao seu pesar, ao seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure quem sabe a morte, angústia de quem vive. Quem sabe a solidão, fim de quem ama. Eu possa me dizer do amor (que tive)… Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

(Vinícius de Moraes)

 

9. Vida em família (especial para bodas)

Há muitos anos duas pessoas muito especiais se conheceram, se apaixonaram e resolveram ficar juntas. Essa união repleta de aventuras, provações e confusões, mostrou ter, acima de tudo, muito respeito, sinceridade e amor. O tempo passou e a cada novo dia um foi provando ao outro o verdadeiro significado e objetivo da vida: amar e ser amado. Transformaram tudo o que sentem numa relação e hoje são os responsáveis por uma família! Uma família unida, bonita e feliz. Todos nós fazemos parte dessa família e desejamos que ela se multiplique mais e mais, crescendo a cada novo dia e espalhando ternura, juventude e felicidade para todos aqueles que tenham a sorte de conviver com vocês. Parabéns e feliz aniversário de casamento!!!

 

10. Amizade à distância (para amigos)

Na solidão, na doença, na confusão – só estar consciente de que se tem uma amizade já torna possível suportar tudo, ainda que a pessoa amiga esteja impotente para ajudar. Basta que ela exista. A amizade não diminui com a distância ou com o tempo, com a prisão ou com a guerra, com o sofrimento ou o silêncio. É nessas coisas que ela deita raízes ainda mais profundas e é a partir dessas coisas que ela floresce.

 

11. Despedida de sucesso (para professores, funcionários e despedidas)

Na vida passamos inúmeras vezes por momentos difíceis, confusos ou solitários. E, sempre nessas horas, reunimos todas as forças para lutar, vencer e trazer de volta a alegria ao nosso coração. E em cada batalha é necessária muita vontade, coragem, esperança e amor pelo que se faz. Por tudo isso estamos aqui neste dia. Para comemorar a vitória de alguém que durante toda a vida lutou com determinação e que agora só acumula sucessos. Que bom poder admirá-lo e aprender com você. E que pena saber que tudo será menos bonito e feliz sem a sua presença. Parabéns por tantos exemplos maravilhosos de vida e muito obrigado por tudo!

 

12. Singelo Carinho (para mãe ou pai)

Não existem palavras para expressar o quanto nos é indispensável e importante a figura da mãe. Existe sim, apenas aquele estado delicioso ou aquela sensação indescritível que se tem com o calor do colo materno, com o “bom-dia” sorridente, com a segurança do carinho sincero e com a impressão de que a nossa mãe é imortal e sempre estará lá, quando precisarmos achar que também somos super-heróis… Muito obrigada por tudo!

 

13. Amor Eterno (para mãe ou pai)

Querido Pai… (ou Mãe)

Que bom podermos estar juntos neste dia. Um dia especial, mas também comum, porque não precisamos de datas marcantes para dizer que amamos você. Não precisamos de momentos inesquecíveis para lembrar do seu sorriso que nos acalma, sua força que nos emociona e seu carinho que nos envolve e anima. Precisamos apenas tê-lo sempre ao nosso lado, como tem sido até hoje. Agradecemos a você pelas noites em que nos fez adormecer sonhando; pelas manhãs em que nos despertou trazendo o sol à nossa janela; pelos instantes de amargura em que devolveu o amor ao nosso coração. Por tantas demonstrações de esperança, fé, paciência e dedicação, agradecemos. E esperamos que a nossa admiração por você fique eternamente gravada na sua lembrança. Amamos você!

 

14. Dois corações (para casamentos)

Hoje é um dia de festa! Dia de emoção e alegria. Um momento único e encantado, no qual dois corações apaixonados, que já se enamoram há algum tempo, resolvem unir-se de vez. Comemoramos com intensa felicidade! Simplesmente por termos a certeza de que vocês são pessoas especiais, que merecem muito mais do que o nosso afeto, nossa dedicação e amor; merecem ser felizes eternamente um com o outro, trazendo para todos nós a satisfação de vê-los juntos, protegidos pelas bençãos das fadas e dos anjos. Que essa nova família, criada hoje por vocês, cresça com muita saúde e harmonia e continue sendo cada vez mais admirada por todos, que são muito gratos por estar ao seu redor… sempre. Felicidades!!!

 

15. Amigo sem palavras (para homenagens a amigos)

Não existem palavras para expressar o quanto você nos é indispensável e importante. Existe sim, apenas aquele estado delicioso ou aquela sensação indescritível que temos quando estamos com você. Como é bom podermos brincar, falar sério, amar e contar sempre com você. Agradecemos muito por você existir e desejamos desfrutar eternamente da sua companhia tão especial. Muito obrigado!

 

16. O tempo (para qualquer tipo de homenagem)

Às vezes a gente corre tanto pela vida que deixa passar tantas coisas bonitas… A gente corre tanto que não percebe as coisas, as flores na beirada do caminho. Às vezes a gente quer que o fruto amadureça antes do tempo. A gente tem muita pressa, mas somente o tempo sabe dar as coisas pra gente na hora certa. O tempo sabe o instante exato de dar o presente que a gente merece. Hoje com certeza é um desses momentos… Em que o tempo parou para lhe presentear!

 

17. Amigo de fé (para amigos e familiares)

Na vida são necessários momentos especiais para refletirmos sobre tudo aquilo que realmente tem importância para nossos corações. E sempre que resolvemos recordar as emoções, as alegrias e os problemas difíceis em que precisamos de uma ajuda, lembramos de alguém. Pessoas indispensáveis em nossas vidas; seres humanos maravilhosos, dignos de todas as honras e elogios; anjos de bondade. Todos nós, em alguma fase de nossa existência, já encontramos um alguém encantado assim… que nos protegeu, nos ajudou e nos fez sorrir. Por tudo isso, nesse instante de reflexão, resolvemos homenagear o anjo especial que tanto nos inspira e nos faz sentir importantes: você! Muito obrigado por todas as suas demonstrações de carinho, generosidade, respeito e amizade. Muito obrigado por ser para nós um amigo de fé, sempre pronto a nos trazer a felicidade. Que seus desejos sejam sempre atendidos com amor e atenção. Que a sua bondade seja sempre valorizada por Deus!!!

 

18. Primavera especial (para aniversário de 15 anos)

Hoje vivemos um momento muito esperado. Cercado de amor e alegria, esse instante vem coroar o crescimento de uma pessoa iluminada. Essa pessoa é você, que sempre nos trouxe tanta doçura, felicidade e energia, e que comemora agora a sua primavera mais especial. Desejamos que possa crescer com muita sabedoria, força, generosidade e carinho. Que continue sempre espalhando juventude, inspiração, romantismo e fé por todos os caminhos que trilhar. Que todo o mundo possa conhecer sua essência e valorizar sua bondade. E que essa primavera seja apenas o início de uma caminhada sempre repleta de flores!!! Parabéns pelos seus 15 anos!

 

19. Obrigado amigo (para amigos especiais)

Obrigado, amigo, por tudo o que você representa na minha vida. Obrigado por me aceitar como eu sou, entendendo meus maiores defeitos e exaltando minhas melhores qualidades. Obrigado por me aconselhar quando os problemas aparecem e por enfrentar as dificuldades ao meu lado. Obrigado por rir das minhas piadas, chorar com as minhas lágrimas e compartilhar as suas emoções e felicidades. Obrigado por ser um amigo tão especial. Obrigado por existir na minha vida!

 

20. Goste de alguém (romântico)

Goste de alguém que te ame, alguém que te espere,
alguém que te compreenda mesmo nos momentos de loucura.
Goste de alguém que te ajude, que te guie, que seja seu apoio, tua esperança, teu tudo.
Goste de alguém que não te traia, que seja fiel, que sonhe contigo, que só pense em você.
Alguém que só pense no teu rosto, na tua delicadeza, no teu espírito: e não só no teu corpo, nem em teus bens. Goste de alguém que te espere até o final, que sofra junto contigo, que ria junto a ti e que enxugue tuas lágrimas. Alguém que te abrigue quando necessário, que fique feliz com tuas alegrias e que te dê forças depois de um fracasso. Goste de alguém que volte para conversar com você depois das brigas, depois do desencontro.
Alguém que caminhe junto a ti, que seja companheiro, que respeite tuas fantasias, tuas ilusões.
Goste de alguém que te ame. Não goste apenas do amor…
Goste de alguém que sinta o mesmo por você.

(Luís Fernando Veríssimo)

 

21. Soneto I (romântico)

“Se te comparo a um dia de verão, és por certo mais belo e mais ameno. O vento espalha as folhas pelo chão e o tempo do verão é bem pequeno. Às vezes brilha o Sol em demasia, outras vezes desmaia com frieza; O que é belo declina num só dia, na eterna mutação da natureza. Mas em ti o verão será eterno e a beleza que tens não perderás; Nem chegarás da morte ao triste inverno: Nestas linhas com o tempo crescerás. E enquanto nesta terra houver um ser, meus versos vivos te farão viver.”

(William Shakespeare)

 

22. Sutil diferença (para qualquer tipo de homenagem)

“Depois de algum tempo, você aprende a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com a graça de uma criança e não com a tristeza de um adulto. E aprende a construir todas as suas estradas hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo, você aprende que até o sol queima se você ficar exposto por muito tempo. E você aprende que realmente pode suportar… Que realmente é forte e que realmente tem valor… Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.”

(William Shakespeare)

 

23. Pessoas indispensáveis (para amigos)

“Pode ser que um dia deixemos de nos falar… Mas, enquanto houver amizade, faremos as pazes de novo. Pode ser que um dia o tempo passe… Mas, se a amizade permanecer, um do outro há de se lembrar. Pode ser que um dia nos afastemos… Mas, se formos amigos de verdade, a amizade nos reaproximará. Pode ser que um dia não mais existamos… Mas, se ainda sobrar amizade, nasceremos de novo, um para o outro. Pode ser que um dia tudo acabe… Mas, com a amizade construiremos tudo novamente, cada vez de uma forma diferente, sendo único e inesquecível cada momento que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

(Albert Einstein)

 

24. Ser Mulher (para dia das secretárias, dia da mulher)

De todas as funções que o ser humano tem no mundo, “ser mulher” talvez represente a mais difícil e admirada de todas elas. Ser e estar mulher. Um estado de espírito que encanta, surpreende e traz beleza e poesia à vida. Por isso, são as mulheres objetos de maior polêmica, admiração e sustentação para o resto do mundo. Mulheres amantes, mulheres emocionantes. Cheias de vida e sonhos; cercadas de ocupações intensas. Mulheres mães, mulheres filhas, mulheres santas. Que trabalham com o sol e com a lua; Que acordam para cuidar dos pais e adormecem contando histórias aos filhos. Mulheres executivas, mulheres escandalosas, mulheres doces. Que lutam pelo que querem e jamais desistem do que desejam. Mulheres encantadoras, mulheres fortes, mulheres firmes. Que seguem em frente, não deixando de lado aqueles que amam. Mulheres fiéis, mulheres infantis, mulheres até o fim. Que lá bem no fundo apenas esperam seu amor e seu sonho. E com sinceridade, somente desejam ser mais e mais “mulher” para conseguir a realização de uma vida plena e feliz. Parabéns por tudo isso que vocês são! Obrigado por serem tão especiais para nós! Esperamos que as fadas mais femininas dos céus as abençoem sempre!

 

25. Soneto II (romântico)

“Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio ou flecha de cravos que propagam o fogo: Te amo como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma. Te amo como a planta que não floresce e leva dentro de si, oculta, a luz daquelas flores. E graças a teu amor vive escuro em meu corpo o apertado aroma que ascendeu da terra. Te amo sem saber como, nem quando, nem onde. Te amo discretamente sem problemas nem orgulho: Assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim deste modo em que não sou nem és. Tão perto que tua mão sobre meu peito é minha. Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.”

 (Pablo Neruda)

 

26. Soneto III (romântico)

“Saberás que não te amo e que te amo posto que de dois modos é a vida. A palavra é uma asa do silêncio, o fogo tem uma metade de frio. Eu te amo para começar a amar-te, para recomeçar o infinito e para não deixar de amar-te nunca. Por isso não te amo todavia. Te amo e não te amo como se tivesse em minhas mãos as chaves da fortuna e um incerto destino desditoso. Meu amor tem duas vidas para amar-te. Por isso te amo quando não te amo. E por isso te amo quanto te amo.”

(Pablo Neruda)

 

27. Viver intensamente (para qualquer tipo de homenagem)

“Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém. Já abracei pra proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas.

Já “quebrei a cara” muitas vezes, já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só pra escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo!).

Mas vivi! E ainda vivo! Não passo apenas pela vida… E você também não deveria passar! Viva! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante…” Desejo que você viva intensamente e seja sempre muito feliz!

(Charles Chaplin)

Anúncios

Envie sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s